terça-feira, 19 de março de 2013

Crochê de Outono

  Na teoria o outono só começa amanhã, dia 20 de março. Mas na prática ele se antecipou e já chegou no fim de semana... E as mãozinhas já reclamam que querem se esquentar nas lãs...

  Se eu disser que sempre gostei de crochê é mentira. Pronto, falei.

 Quando comecei nos crafts da vida só tinha olhos pro ponto-cruz... Mas depois que eu conheci a galera mão-na-massa da web e a infinidade de vídeos e passo-a-passos, ahhh minha amiga, agora eu vi que podemos ir "ao infinito e além"!

 Minha mãe é crocheteira de primeira, mas não tem muita paciência pra ensinar.

 No dia dos Namorados do ano passado, o blog da Dani, o BananaCraft, mostrou um passo-a-passo do coração de crochê feito pela Teresa Agrello, do Artesanato Colorido. Daí que era tão baba de fazer que eu fiz vários... e ainda nem apliquei em nada, só fiz porque achei o máximo meu primeiro crochê...depois testei algo mais "avançado" pro meu nível, o porta-copos com passo-a-passo da Rose, do blog Tecendo Artes, e aí até mamãe me ensinou uns truques e mais...

 Resumindo, agora eu invoquei com os granny squares (ou quadrado de vó, que é mais bonitinho de dizer), e testei várias receitas, até descobrir que é tão fácil de fazer que dá pra inventar sua própria receita de quadrado!


O meu quadrado, pra não ficar com um jeito tão quadrado (hehehe!), tem uma florzinha no meio, que é pra ficar com um frufru a mais, do jeito que eu gosto =)

A receita? Fácil, fácil...

Primeiro você vai fazer a 5 correntinhas e fechar com um ponto baixissímo.
Depois faz assim: 1 ponto baixo, 3 correntinhas, 1 ponto baixo de novo e repete as correntinhas. O crochê tem que ficar com 4 "espaços", que serão as nossas pétalas.
Dentro de cada pétala, 4 pontos altos e 1 ponto baixo pra fechar em cima do ponto baixo anterior.
Terminou de "encher" as pétalas? Finaliza com um ponto baixissímo e pega "por trás" os pontos pra começar o quadrado.

Pausa: esse "pegar por trás" sempre me fascinou, achava tããoo enigmático! Mas a verdade é que é simples de tudo, mas o visual fica lindo, deixa as pétalas por cima do crochê, o trabalho fica com cara de difícil (mas só a cara, minha cara ^.^ )

 Voltando. Agora não tem mais segredo: 3 pontos altos, 3 correntinhas. Repete mais 3 vezes.
 Sobe e vamos para a próxima carreira: nos "buracos" vamos preencher com 3 pontos altos, depois 2 correntinhas e preenche outro "buraco" com 3 pontos altos.
 Agora prestenção: Quando for canto vamos fazer 3 correntinhas entre o conjunto de pontos altos, quando for meio do trabalho, 2 correntinhas.
E aí o segredo é só trocar de linha pra ficar colorido.

O meu square ficou assim:
Flor
2 carreiras da linha lilás.
2 carreiras da linha branca.
1 carreira de rosa queimado.
1 carreira de rosa bordô.

 O fio que eu utilizei foi a Lã Seda, da Círculo. Não tenho preferência, mas achei que as cores eram as mais bonitas que vi e, convenhamos, não é fácil encontrar lã ainda no verão, viu!?

Logo logo eles vão virar uma mantinha <3

5 comentários:

  1. Que bacana, Juliana! (Até rimou... rsrsrs)
    Adorei a sua escolha de cores. E fico feliz de saber que a mantinha do Rico serviu para inspirar! Na época em que ela foi feita, eu mal sabia fazer crochê. Mas minha mãe também não tinha muita paciência de ensinar, não. O jeito foi aprender em tutoriais e livros. Mas agora que aprendi de verdade, não quero mais parar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani o bom do crochê é que a gente consegue ver resultado rápido, né? Diferente do ponto-cruz ou tricô que até tomar forma demora um pouquinho...
      Eu também não consigo mais parar! E o Banana Craft é sempre fonte de inspiração, viu =)

      Excluir
  2. AMIGA NOS MEUS BLOGS TEM SORTEIO http://www.nicacroche.blogspot.com.br/ PARTICIPA http://www.crochenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nica, obrigada por convidar!
      Já estou participando =)

      Excluir
  3. Oi Rosana, já conheci seu cantinho.
    Uma graça!
    Estarei por lá também =)
    Abraço,
    Ju

    ResponderExcluir

Gostou? Conta aí pra mim, vai!